No ultimo treinamento da seleção paulista realizado no dia 15 de setembro em Vinhedo/SP, teve início um trabalho pioneiro que já vem sendo feito no Brasil, com vários esportes. E com o apoio da Federação Paulista de Karate, está sendo realizado também nos atletas da seleção.
No primeiro momento, foi realizada a coleta da amostra da saliva dos atletas, via swab bucal. O principal objetivo do nosso projeto é desenvolver um banco de dados, baseado nas características dos atletas brasileiros para auxiliar no desenvolvimento do esporte no Brasil.
Com base neste banco de dados ÔMICO (genômico, proteômico e metabolômico) serão selecionados os marcadores mais freqüentes em nossa população e criada uma plataforma que poderá ser utilizada como importante ferramenta para a seleção de talentos esportivos e no aperfeiçoamento do treinamento/orientação física de nossos atletas.
Sendo assim, este projeto visa obtermos a maior quantidade de amostras possíveis, para futuramente direcionarmos melhor os atletas ao esporte com mais aptidão e mapear o perfil do atleta de karatê.
O responsável pelo projeto:
Dr.João Bosco Pesquero
-
Professor Livre-docente da Universidade Federal de São Paulo
-
Pós-doutoramento em biologia molecular pela Universidade de Heidelberg e pelo Instituto Max-Delbrück para Medicina Molecular em Berlim, Alemanha.
-
Doutorado em Ciências Biológicas (Unifesp).
-
Fundador do projeto Atletas do Futuro
Colaborador: Prof. Maurício Rizzo
-
Mestrando em Neurofisiologia do exercício (Unifesp)
-
Especialista em Treinamento desportivo (Cuba)
-
Especialista em Treinamento Desportivo (Unicamp)
-
Especialista em Fisiologia do exercício (Unifesp)
CONFIRA AS FOTOS